Como Criar Mini Coelhos

Na hora de escolher um bicho de estimação que tal um aprender como criar mini coelhos?

Pouca gente sabe, mas os mini coelhos são pequenos, silenciosos e extremamente fofos. Adaptam-se perfeitamente em apartamentos e são ótimas companhias.

Mini Coelho

Como Criar Mini Coelhos

São diversas raças, mas basicamente se dividem em comum e mini. O comum chega a pesar até 10 kgs e não é indicado para apartamento ou locais mais apertados.

Já o mini coelho ou coelho anão é o mais popular e o mais procurado. O comportamento depende de cada indivíduo, assim como nós humanos.

As raças definem as características externas: coloração, pelagem, formato das orelhas e outros. Você escolhe ao seu gosto.

Comportamento e Brincadeiras

O mini coelho é um animal carinhoso, ele gosta de ficar encostado em seus donos. Adoram carinhos na nuca e quando acostumados gostam de ficar no colo.

Todos os seus brinquedos deverão ser para roer. Peças de madeira, principalmente. Deve-se tomar cuidado para não oferecer qualquer pedaço de madeira porque pode conter verniz e outros produtos tóxicos ao animal.

Ambiente e Gaiola Para Mini Coelho

São animais que gostam de movimento e saltos. A gaiola para mini coelho que são consideradas ideais devem ter um espaço para a movimentação deles.

As coelheiras ou gaiolas para mini coelhos, possuem um design específico e foram criadas pensando neles.

Tem que ter uma toca para eles se esconderem. Se tiver muito espaço sobrando, destine um quarto só para ele com todas as adaptações necessárias.

Passeio

O coelho anão ou mini gosta de explorar ambientes, deixa-lo solto pela casa é uma possibilidade.

Só fique atento porque ele pode roer pés de mesa e cadeiras, fios elétricos e várias outras coisas.

Evite sair com ele às ruas, pois são extremamente suscetíveis ao estresse.

Alimentação e Feno Para Coelho

Existem no mercado rações específicas para mini coelhos que são feitas à base de ingredientes vegetais.

Complementar a dieta com folhas verdes escuras (folhas de couve, rabanete, chicória, beterraba) e pedaços de cenoura crua, nabos e rabanetes é muito recomendável, mas sem exageros.

Nunca dê folhas verdes claras, elas provocam diarreia.

Uma coisa que quase não sabemos é o uso de feno para coelho. Ele é visto como complementação, mas é errado pensarmos assim, o feno para os mini coelhos chegam a ser mais importantes do que a própria ração.

Ele é rico em fibras e deve ser oferecido diariamente.

A água deve ser sempre filtrada e oferecida em abundância, no bebedouro próprio para coelhos, que fica preso à gaiola, ou outro recipiente adequado.

Saúde

As doenças mais comuns nos coelhos são:

Diarreia – devido alguma bactéria ou alimentação inadequada;

Resfriado – por mudanças bruscas de temperatura;

Insolação – por ficar muito tempo exposto ao sol (durante o verão);

Sarna na orelha ou corpo e Micose – provocadas por algum tipo de fungo.

Percebendo alguma destas doenças procure um veterinário imediatamente para indicar o melhor tratamento e saber como criar mini coelhos.

Coelhos são animais muito sensíveis e podem morrer em poucas horas com uma simples diarreia.

Mini Coelho

Se você quer saber mais sobre como criar mini coelhos, acesso o Aprenda a cuidar de mini coelho ou clique no botão avaixo e tenha todas as informações necessárias para o bem-estar do seu bichinho de estimação.

Quero saber mais detalhes

Pelos

Por causa do seu sistema imunológico muito frágil evite dar muitos banhos no seu mini coelho. Ele faz sua higienização sozinha, igual aos gatos, mas você poderá passar um lenço umedecido para limpar patas e áreas genitais.

Unhas

Para cortar as unhas do seu coelho você pode levá-lo a um pet shop ou, se preferir, você mesmo pode cortar com um alicate apropriado.

Dentes

Os dentes dos coelhos crescem constantemente. Para desgastá-los ofereça alimentos como cenouras, feno e outras verduras. Brinquedos de madeira, pinus também são indicados.

Observações

Os mini coelhos não possuem cheiro, sua urina e fezes sim, por isso, limpar a serragem que fica embaixo da gaiola é essencial.

Nunca deixe o seu bichinho ter contato direto com as sujeiras. Se bem cuidado o seu mini coelho poderá viver em média 10 anos.

O peso de um mini coelho é de aproximadamente 2 quilos quando adulto.

Comprar Mini Coelho

No mercado pet os mini coelhos são considerados como animais exóticos e por isso você precisa ter alguns cuidados ao comprar mini coelho.

Sempre que possível visite o local para ver a criação, o local e a higienização e também para verificar se não esta comprando um coelho comum.

Mini Coelho Preço

Existem mais de 40 raças de coelhos reconhecidas que podem ser domesticadas, e essas raças ainda apresentam muitas variações.

Uma das mais procuradas para estimação são os mini coelhos, isso se reflete no seu preço, sendo mais caro que as outras raças de coelhos maiores.

A expectativa de vida de um coelho saudável com boas condições de vida é de até 10 anos dependendo da raça.

Os preços dos mini coelhos variam conforme a raça do seu mini-coelho, mas ficam em torno de R$ 100 a R$ 500.

Os mini coelhos, são uma ótima escolha, pois não são tão carentes como cães, são mais independentes, não fazem barulho, não tem cheiro, pode ficar o dia todo sem companhia uma vez que tem hábitos noturnos e passam o dia dormindo, alimentação simples e barata, além de serem fofíssimos.

Com todas essas informações a escolha de um animal de estimação, tem que ser consciente.

As necessidades do animal e o seu modo de vida e a sua rotina pessoal precisam estar de acordo.

A compra de um mini coelho deve ser encarada como um ato de responsabilidade e duradouro enquanto o animal viver.

Antes de partir para a compra do seu mini coelho, converse com um veterinário ou o tratador no local onde se encontra o coelho.

É recomendável ainda a leitura de um livro básico sobre a espécie para aprender como criar mini coelhos, o tamanho que seu mascote vai atingir, suas particularidades e necessidades básicas, conhecimentos que ajudam a evitar surpresas e contribuem para estabelecer um saudável vínculo entre vocês.

Se você quer saber mais sobre como criar mini coelhos, acesso o Aprenda a cuidar de mini coelho ou clique no botão avaixo e tenha todas as informações necessárias para o bem-estar do seu bichinho de estimação.

Mini Coelho

Quero saber mais detalhes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *