Horta Fácil

Fazer uma horta em casa aumenta o seu contato com a natureza e ajuda o seu bolso. Não importa qual o tamanho da sua horta e nem da variedade de alimento plantado, é sempre bom para a saúde e o bem-estar da família, pois estará garantindo alimentos sem agrotóxicos e não vai poluir a terra com produtos químicos.

O local a ser escolhido também não importa, pois cultivar uma Horta Fácil e pode ser feita em quintais, apartamentos e casas.

Quero saber mais detalhes

Fique Atento Antes de Iniciar Sua Horta Fácil

Horta FácilClima – Determinante na adaptação de certos alimentos e deve ser levado em consideração na seleção de variedades. As diferenças entre estações, quanto à temperatura e volume de chuva devem ser verificadas, servindo como base para um calendário de épocas de plantio.

Solo – Muita atenção ao tipo e cuidado do solo. O solo é considerado um organismo vivo, que interage com a vegetação em todas as fases de seu ciclo de vida. Devem ser analisados em seus aspectos físico (textura e estrutura), químico (nutrientes) e biológico (organismos vivos existentes no solo).

Local – O lugar da instalação da horta tem de ser de fácil acesso, maior insolação possível, água disponível em quantidade e próxima ao local. Não devem ser usados terrenos encharcados. Os canteiros devem ser feitos na direção norte-sul, ou voltados para o norte para aproveitar melhor o sol. No local da horta não é aconselhável a entrada de animais.

Espécies – Cuidado com o tipo de vegetal que você irá plantar. Cada espécie precisa de um tipo de tratamento e possui um ciclo de crescimento próprio. Informe-se na hora de comprar as mudas e sementes e verifique se aquele tipo irá se adequar à sua horta.

Mini Horta Em Apartamentos

Já sabemos a importância dos alimentos sem agrotóxicos e do bem que ele faz para a nossa saúde.

Nada melhor do que pegar alimentos fresquinhos direto do nosso quintal, mas e quem mora em apartamento?

A solução para este problema é fazendo uma mini horta apartamento. Não é nada complicado, bastam cuidados e carinho.

Quando falamos em mini horta apartamento devemos pensar verticalmente.

O espaço já é reduzido em apartamentos e nada te impede de horta vertical, aproveitando, inclusive, como decoração da sua parede.

Na cozinha você plantar temperos em vasinhos e deixa-los na janela. Se tiver uma varanda, você pode tentar uma horta vertical com garrafas pets. São fáceis de serem construídas e aproveitam o espaço de maneira muito produtiva.

Como Fazer Uma Horta No Quintal

Escolha o local com as indicações do início deste artigo e com o local devidamente escolhido e separado você deverá preparar o solo para começar nossa horta fácil.

Isso significa basicamente que você deve limpar o solo, arar, controlar o ph com calcário ou turfa e adubar para ter uma Horta Fácil.

Depois, faça os canteiros respeitando o espaçamento de cada vegetal, deixando valas entre eles para facilitar o escoamento da água.  Horta Fácil, não é mesmo?

Beneficios De Ter Uma Horta

A vida nas cidades nos faz desconectar da vida natural. Ficamos submergidos em sons, odores, alimentos, construções e situações que nos deixam cada vez mais distantes do meio natural provocando diversos distúrbios como ansiedade, depressão ou estresse.

Dessa forma, repensar nossas vidas não é um assunto menor, mas que é essencial para a nossa sobrevivência.

As Horta Fácil urbanas já são realidade em todas as grandes cidades do mundo.

São inúmeras iniciativas que transformam e que são capazes de reestabelecer novamente a biodiversidade e proporcionar mais qualidade de vida com maior eficiência econômica para os cidadãos.

O movimento de agricultura urbana tem se mostrado receptivo a diferentes faixas etárias, classes sociais e países que já tem adotado sistemas de produção de alimentos dentro das cidades e das casas.

Principais Beneficios De Ter Uma Horta

Melhora a qualidade do ar – Durante a noite as folhas fazem fotossíntese, liberando oxigênio.horta vertical

Absorvem o ruído – As plantas conseguem absorver os sons.

Reduzem a contaminação em todo processo – Contaminação de terras, fluxo nas estradas, gastos e desperdício dos mercados.

Destino de resíduos orgânicos – Os resíduos de alimentos e vegetais que causam problemas na logística de caminhões de lixo nas cidades, podem se transformar no melhor nutriente possível para uma horta, por meio do processo de compostagem.

Alternativa econômica – Ter uma horta fácil própria é mais barato que ir ao mercado.

Melhora a qualidade alimentar – Os alimentos orgânicos são mais nutritivos e saudáveis.

Se você gostou das dicas e quer se aprofundar um pouco mais sobre como fazer uma horta no quintal, ou mini horta apartamento, mini horta, horta vertical e mais , adquira o e-book Horta Fácil clicando no botão abaixo.

Neste livro você encontrará tudo o que precisa para iniciar a sua própria Horta Fácil de maneira fácil e detalhada.

Quero saber mais detalhes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *