Criação de Pavão

Se existe uma ave capaz de encantar a todos, essa ave é o pavão, um animal exuberante, capaz de fazer todos os queixos caírem com um simples movimento de cauda, especialmente, o pavão branco, que consegue encantar ainda mais devido sua raridade.

Uma ave cheia de beleza e simbologias de prosperidade e boa sorte, que são apenas mais motivos para que as pessoas sempre a queiram por perto, no entanto, não são todas as pessoas que sabem como cuidar de pavão e, muitas vezes, acabam desistindo de ter uma ave por essa razão.

Se você é uma das pessoas que gostaria de ter uma ave dessas, mas não faz ideia de como criar pavão em casa ou mesmo para vender, não se preocupe, neste artigo mostraremos algumas informações importantes sobre essa ave, acompanhe.

como cuidar de pavão

Para saber todos os SEGREDOS da Criação de Pavão CLIQUE AQUI

Saiba Mais Sobre o Pavão

O pavão é uma ave de porte grande, da família dos faisões, originário dos países Sri Lanka, Índia e Paquistão.

Uma ave exótica e de extrema beleza, suas penas possuem cores vivas e exuberantes, em especial, no caso dos machos que possuem as penas da cauda mais longas, e conseguem expô-las com um belíssimo movimento, abrindo a cauda em forma de leque.

Biologicamente eles fazem esse movimento a fim de impressionar as fêmeas, com o intuito de acasalar.

O pavão é uma ave ornamental, que normalmente possuem penas nas cores verde, azul e dourado, em várias tonalidades, no entanto, existem algumas variações de pavões, resultado da seleção artificial da espécie, que possuem outras cores de plumagem, como púrpura, preta e o cobiçado pavão branco.

Características do Pavão Branco e Comum

De um modo geral, os pavões, independentemente, da cor da plumagem possuem as mesmas características físicas chegando a medidas como 2m de comprimento, 80cm de altura e peso de até 4kg.

Além disso, sua expectativa de vida é de até 30 anos.

Tanto o pavão branco como o comum são aves territorialistas, e talvez essa seja a principal característica deles.

Eles não aceitam bem a presença de outros animais, especialmente se forem machos da mesma espécie.

Nesses casos, o macho mais antigo pode agredir o recém-chegado, até que o novato saia do seu território.

O pavão tende a ser bem pacífico, mas quando irritado pode destruir pequenos arbustos e flores.

Os pavões são aves que se alimentam e fazem seus ninhos no solo, mas dormem no topo de árvores ou em poleiros, recorrendo também as alturas quando se sentem ameaçados.

Ao cair da noite, o pavão costuma gritar, hábito que se torna ainda mais desagradável na época de acasalamento.

Por serem aves grandes e pouco anatômicas, precisam de impulso para voar, ou seja, eles precisam correr uma determinada distância para levantar voo, e quando o fazem é de uma maneira bem desajeitada e um tanto barulhenta.

Características Especiais do Pavão Branco

É possível dizer que o pavão branco é parcialmente albino, pertencente também a espécie “Povo Cristatus”, a sua única diferença dele para o pavão comum é mesmo a ausência quase total de melanina, substância o responsável pela cor, ou seja, ele possui a pele e a plumagem brancas.

Assim como nos seres humanos, algumas espécies de animais também podem sofrer com a condição do albinismo, e o pavão branco é um caso.

No entanto, por serem considerados de rara beleza, os criadores o reproduzem em cativeiro, a fim de comercializar as aves.

Criação de Pavão Pavão Branco

Cuidados e Alimentação dos Pavões

Apesar de não ser um animal de manejo difícil, é preciso saber como cuidar de pavão, para que seja possível criá-los de maneira saudável, sem maiores problemas.

Os principais cuidados que se deve ter com o pavão, é em relação a sua convivência isolada de outras aves e animais, por se tratar de um animal pouco sociável, além disso, seus gritos são um tanto desagradáveis, o que pode assustar outras espécies.

Também é preciso proteger a ave do frio e de fortes correntes de ar, e do Sol, em especial no caso do pavão branco.

Sua alimentação costuma ocorrer duas vezes ao dia, sendo geralmente no período da manhã e da noite, é possível usar a ração para galináceos na sua alimentação, mas de um modo geral, a sua dieta é composta por:

  • Frutas;
  • Sementes;
  • Folhas e pétalas;
  • Insetos;
  • Pequenos mamíferos e répteis.

Saiba Como Criar Pavão

A primeira coisa que você deve saber sobre como criar pavão é que essa ave prefere viver em árvores, pois eles dormem em seus topos durante a noite e descem pela manhã.

O ambiente mais adequado para que a criação dessa ave seja tranquila e saudável são as fazendas, sítios ou casas e locais onde eles possam andar livremente.

Como dito anteriormente, o pavão trata-se de uma ave de manejo simples, ou seja, de cuidados simples, no entanto, essa facilidade surge apenas depois de uma certa idade, pois o pavão filhote exige alguns cuidados especiais nos primeiros 6 meses, como vitaminas, vermífugos e colírios.

São exatamente essas dificuldades nos primeiros meses de vida, que tornam o pavão preço mais alto para compra.

Além disso, se a ideia da criação for no intuito de comercializar a ave, o mais indicado é que se tenha pavão chocadeiras, isso garantirá a melhor reprodução e o crescimento saudável do pavão filhote.

Como Ter Sucesso Na Criação de Pavão

Para que você saiba exatamente como cuidar de pavão, é importante que se informe antes, e se esse é o seu caso, não se preocupe, nós temos a solução, o Criação de Pavão – E-book.

Um livro digital repleto de informações importantes sobre como criar pavão em todas as suas fases, desde a postura dos ovos até os cuidados com o pavão chocadeira e os primeiros 6 meses, que são os mais complicados.

Criado pelo médico veterinário Fabiano Freitas Galhardo, um especialista em aves, o Criação de Pavão – E-book, mostrará tudo o que você precisa saber, inclusive, informações sobre custos, desde a criação até o pavão preço de venda.

O livro digital criação de pavão branco e comum possui informações como origem o animal, características, reprodução, alimentação, viveiros, cuidados com a saúde e o mercado de venda da ave, ou seja, é o melhor investimento que um futuro criador pode fazer.

Se você se interessou pelo E-book Criação de Pavão, entre no site oficial do produto, basta clicar no botão abaixo, e adquira o seu!

Criação de pavão botão de compra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *